Pular para o conteúdo principal

"Parcimoniosa e paciente" com evolução do cenário local, Verde se volta para oportunidades globais

"Mercado não percebe um compromisso fiscal por parte das lideranças políticas", diz a mais recente carta da gestora de Luis Stuhlberger

SÃO PAULO – O contraste entre o cenário doméstico, com um lento avanço da vacinação retardando o processo de recuperação da economia brasileira, e o ambiente global de novos estímulos e retomada mais célere frente ao ritmo de imunização tem estimulado gestores de recursos do país a voltarem o foco para as oportunidades internacionais.

A Verde Asset, de Luis Stuhlberger, está no grupo das gestoras que enxergam negócios mais atraentes neste momento nos ativos globais. E ainda que a leitura seja de que a força da economia dos Estados Unidos já está, em boa medida, refletida nos preços do mercado americano, a avaliação é de que os riscos locais ainda exigem uma dose maior de cautela.

Em carta aos investidores referente ao desempenho no mês de março, os gestores da Verde apontam que a combinação da pandemia com a política e as contas públicas continua a gerar incertezas e prêmios de risco mais elevados nos ativos brasileiros, especialmente na curva futura de juros.

“O mercado não percebe um compromisso fiscal por parte das lideranças políticas e junta a isso o componente eleitoral de 2022, resultando numa demanda por prêmio como não víamos há muito tempo”, escrevem os especialistas, no documento.

Diante desse contexto traçado no âmbito doméstico, os gestores da Verde dizem que têm sido “parcimoniosos e pacientes” ao implementar posições no mercado local, pela avaliação de que uma resolução dos problemas na região não deve aparecer tão cedo.

Leia mais:
Mais Estados Unidos, menos Brasil: as apostas de Márcio Appel, da Adam, para contornar os riscos locais

Em fevereiro, diante da deterioração do quadro doméstico, a gestora de Stuhlberger já havia tomado a decisão de aumentar as proteções no portfólio, especialmente por meio do câmbio.

O cenário global, por outro lado, tem se acomodado em torno da vacinação e dos estímulos fiscais gerando “retomadas cíclicas poderosas”, apontam os especialistas. Mas ainda que os Estados Unidos estejam na vanguarda desse processo, a Verde ressalta que essa dinâmica já foi precificada, em grande medida, pelos investidores, tanto na alta das taxas de juros americanas como na força do mercado acionário da região.

Já a Europa estaria ainda alguns meses atrás, apesar de vários tropeços no meio do caminho.

“O contexto continua, em grande medida, favorável para ativos de risco globais, e o fundo, embora com reduções marginais, se mantém posicionado nessa direção”, diz a carta do Verde.

Em março, o fundo teve valorização de 1,47%, contra 0,20% do CDI, com ganhos nos livros de ações, tanto no Brasil quanto no exterior, e nas posições de juros globais. As perdas no mês foram marginais, oriundas da aposta comprada (que prevê a alta) em dólar e da pequena posição aplicada em juro real.

No primeiro trimestre, o fundo rendeu 1,91%, contra 0,48% do benchmark. Desde o início, em 1997, a valorização do Verde alcança 18.958%, ante 2.234% do CDI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

St Marche: a história da improvável rede de supermercados que fatura R$ 800 milhões

A história de Bernardo Ouro Preto e Victor Leal, que também trouxeram o Eataly para o Brasil, é tema do episódio do podcast Do Zero ao Topo SÃO PAULO – Sem qualquer experiência no varejo, dois executivos resolveram criar uma rede de supermercados voltada para a classe A em 2002. A ideia foi desencorajada por todos os banqueiros e executivos com MBAs de universidades Ivy League que a dupla conhecia. Mas Bernardo Ouro Preto e Victor Leal resolveram seguir em frente. Contrariando probabilidades, o St Marché é hoje uma rede com 20 lojas e que faturou cerca de R$ 800 milhões em 2020. “As ideias inovadoras que a gente teve na época foram rebatidas pelas pessoas que conhecem o business. Aí a gente tomou a decisão de que iríamos inovar e, para fazer isso, contratamos só gente que não vinha desse business”, contou Bernardo Ouro Preto, fundador e CEO da companhia em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo . As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como v...

IPCA-15 sobe 0,78% em janeiro, maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, mas levemente abaixo do esperado

A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em janeiro, após registrar 1,06% em dezembro de 2020. Esse é o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo IBGE. A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro e de 4,33% na comparação anual. As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como viver de Bolsa operando apenas 1 hora por dia Como investir em ações: passo a passo para quem está começando A energia elétrica, que passou de uma alta de 4,08% em dezembro para 3,14% em janeiro, foi ...

Rich Dad Poor Dad Author Robert Kiyosaki Predicts Bitcoin Price Will Be $1.2 Million in 5 Years – Bitcoin News

Robert Kiyosaki, the best-selling author of “Rich Dad Poor Dad,” has predicted that the price of bitcoin will increase to $1.2 million within five years. Kiyosaki revealed that he bought bitcoin at $9,000, adding that he may buy the cryptocurrency again “today or tomorrow just because I’m more bullish on it.” Robert Kiyosaki has shared his prediction of how high he thinks bitcoin’s price would be. The Rich Dad Poor Dad author accurately predicted in December last year that the price of the cryptocurrency would reach $50,000 in 2021. Rich Dad Poor Dad is a 1997 book co-authored by Kiyosaki and Sharon Lechter. It has been on the New York Times Best Seller List for over six years. Over 32 million copies of the book have been sold in over 51 languages across more than 109 countries. Kiyosaki was asked in an interview with Kitco News last week if it is too late to buy bitcoin at the current price of between $50,000 and $60,000. Noting that “There is always the entry point,” the famous autho...