Pular para o conteúdo principal

Limite de pontos, validade da CNH e novas regras para cadeirinha: veja mudanças na lei de trânsito

Novo texto, aprovado em outubro pelo presidente Jair Bolsonaro, entra em vigor nesta segunda (12) com mudanças e vetos

Nesta segunda-feira (12), um novo pacote de leis de trânsito entrou em vigor em todo o território nacional. Entre as novas medidas, está o aumento do limite de pontos da carteira de 20 para 40 (em certos casos), aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para 10 anos e novas regras de uso de cadeirinhas para menores de 10 anos dentro de carros.

As novas leis percorreram um longo caminho até serem válidas: o projeto inicial foi proposto em junho de 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto também passou por diversas alterações no Congresso antes de ir para sanção presidencial. Três dos 13 vetos de Bolsonaro foram derrubados pelo Congresso.

Confira as principais mudanças do texto:

A suspensão da CNH por pontos acumulados em infrações de trânsito foi de 20 para 40 pontos, dependendo da quantidade de infrações gravíssimas do motorista. Antes, o limite era de 20 pontos, não importando o nível das infrações.

Agora, um motorista sem infrações gravíssimas em 12 meses poderá acumular 40 pontos neste período na CNH antes de tê-la suspensa. Caso haja alguma infração gravíssima, o teto de pontos cai para 30. Em caso de duas ou mais, o teto fica igual ao de antes: 20.

O governo, a princípio, lutou para que o teto fosse de 40 pontos independentemente do grau das infrações.

Para menores de 50 anos, a renovação da CNH será apenas de 10 em 10 anos. Antes, eram de cinco em cinco anos para todos os menores de 65 anos.

Para quem tem entre 50 e 70 anos, o período de renovação se mantém em cinco anos. Já os idosos com mais de 70 anos terão que renovar de três em três anos, mesmo período da lei anterior.

Agora, crimes de lesão corporal ou homicídios considerados culposos, sem intenção, não poderão mais ter suas penas de reclusão substituídas por algo mais brando. A alteração foi adicionada pelo Congresso: o governo não havia colocado nenhuma mudança na lei em seu projeto inicial.

Crianças de até 10 anos continuarão sendo obrigadas a sentar apenas no banco de trás, mas agora aquelas com menos de 1,45m de altura também vão ter que usar a cadeirinha.

O governo lutou para que o descumprimento desta lei fosse punido apenas com uma advertência por escrito, mas o texto aprovado pelo Congresso manteve o descumprimento como infração gravíssima, com possibilidade de retenção do veículo do infrator.

Antes, a cadeirinha era obrigatória apenas para crianças até 7 anos e meio, com a altura da criança sendo irrelevante para o efeito da lei.

A obrigatoriedade de acender luzes em rodovias de pistas simples durante o dia foi uma das medidas do governo que seguiu sem alteração do Congresso. Longe de áreas urbanas, todo veículo terá que manter faróis acesos nessas rodovias. A lei também vale para túneis e condições de chuva e neblina em estradas.

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

St Marche: a história da improvável rede de supermercados que fatura R$ 800 milhões

A história de Bernardo Ouro Preto e Victor Leal, que também trouxeram o Eataly para o Brasil, é tema do episódio do podcast Do Zero ao Topo SÃO PAULO – Sem qualquer experiência no varejo, dois executivos resolveram criar uma rede de supermercados voltada para a classe A em 2002. A ideia foi desencorajada por todos os banqueiros e executivos com MBAs de universidades Ivy League que a dupla conhecia. Mas Bernardo Ouro Preto e Victor Leal resolveram seguir em frente. Contrariando probabilidades, o St Marché é hoje uma rede com 20 lojas e que faturou cerca de R$ 800 milhões em 2020. “As ideias inovadoras que a gente teve na época foram rebatidas pelas pessoas que conhecem o business. Aí a gente tomou a decisão de que iríamos inovar e, para fazer isso, contratamos só gente que não vinha desse business”, contou Bernardo Ouro Preto, fundador e CEO da companhia em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo . As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como v...

IPCA-15 sobe 0,78% em janeiro, maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, mas levemente abaixo do esperado

A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em janeiro, após registrar 1,06% em dezembro de 2020. Esse é o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo IBGE. A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro e de 4,33% na comparação anual. As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como viver de Bolsa operando apenas 1 hora por dia Como investir em ações: passo a passo para quem está começando A energia elétrica, que passou de uma alta de 4,08% em dezembro para 3,14% em janeiro, foi ...

Rich Dad Poor Dad Author Robert Kiyosaki Predicts Bitcoin Price Will Be $1.2 Million in 5 Years – Bitcoin News

Robert Kiyosaki, the best-selling author of “Rich Dad Poor Dad,” has predicted that the price of bitcoin will increase to $1.2 million within five years. Kiyosaki revealed that he bought bitcoin at $9,000, adding that he may buy the cryptocurrency again “today or tomorrow just because I’m more bullish on it.” Robert Kiyosaki has shared his prediction of how high he thinks bitcoin’s price would be. The Rich Dad Poor Dad author accurately predicted in December last year that the price of the cryptocurrency would reach $50,000 in 2021. Rich Dad Poor Dad is a 1997 book co-authored by Kiyosaki and Sharon Lechter. It has been on the New York Times Best Seller List for over six years. Over 32 million copies of the book have been sold in over 51 languages across more than 109 countries. Kiyosaki was asked in an interview with Kitco News last week if it is too late to buy bitcoin at the current price of between $50,000 and $60,000. Noting that “There is always the entry point,” the famous autho...