Pular para o conteúdo principal

Butantan divulga maior eficácia geral da CoronaVac com intervalo acima de 21 dias

Pesquisa feita pelo Instituto Butantan indica que eficácia sobe de 50,7% para 62,3% quando doses são aplicadas com intervalo maior que 21 dias

SÃO PAULO – O Instituto Butantan divulgou no último domingo (11) um novo estudo em que revela maior eficácia geral da vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo instituto.

Segundo dados do Butantan, a eficácia mínima da vacina é de 50,7%, diminuindo pela metade o risco de infecção por Covid-19 em quem recebeu doses. O número aumenta para 62,3% quando se aplica a segunda dose pelo menos 21 dias depois da primeira.

O estudo foi encaminhado para revisão e publicação na revista científica Lancet. De acordo com a pesquisa, a vacina também diminui em pelo menos 83,7% o número de casos que necessitam de cuidados médicos e internação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma vacina considerada eficaz é aquela que consegue proteger o paciente de todos os casos em pelo menos 50% das vezes. Em estudos preliminares, a CoronaVac aparecia no limiar, com 50,38% de eficácia, que aumentou para 50,7% neste novo estudo.

O Butantan também revelou que a eficácia mínima já é atingida uma semana após receber a primeira dose. O estudo contou com mais de 12 mil participantes entre 21 de julho e 16 de dezembro.

Os novos números de eficácia geral, no entanto, não agradaram Gao Fu, diretor do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China. Segundo a autoridade, o governo chinês estuda misturar a aplicação de diferentes vacinas para garantir maior imunidade.

“Dar às pessoas doses de diferentes vacinas é uma maneira de melhorar vacinas que não tem altos níveis de proteção,” disse em coletiva realizada no último sábado (10). “Inoculação usando vacinas de linhas diferentes está sendo considerado.”

Segundo a Reuters, existe uma frustração entre autoridades chinesas a respeito do menor grau de proteção que as vacinas locais dão em comparação a outras vacinas estrangeiras, como a da farmacêutica Moderna (Estados Unidos) e a dos laboratórios Pfizer/BioNTech (Estados Unidos/Alemanha).

No domingo, Gao Fu deu entrevista ao Global Times negando que estava sugerindo que vacinas criadas na China seriam menos eficazes.

Além da Sinovac, a chinesa Sinopharm também desenvolveu vacinas contra a Covid-19. Segundo testes internos, a eficácia de suas vacinas varia entre 72,5% e 79,4%, mas ainda não existem estudos publicados a respeito.

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

St Marche: a história da improvável rede de supermercados que fatura R$ 800 milhões

A história de Bernardo Ouro Preto e Victor Leal, que também trouxeram o Eataly para o Brasil, é tema do episódio do podcast Do Zero ao Topo SÃO PAULO – Sem qualquer experiência no varejo, dois executivos resolveram criar uma rede de supermercados voltada para a classe A em 2002. A ideia foi desencorajada por todos os banqueiros e executivos com MBAs de universidades Ivy League que a dupla conhecia. Mas Bernardo Ouro Preto e Victor Leal resolveram seguir em frente. Contrariando probabilidades, o St Marché é hoje uma rede com 20 lojas e que faturou cerca de R$ 800 milhões em 2020. “As ideias inovadoras que a gente teve na época foram rebatidas pelas pessoas que conhecem o business. Aí a gente tomou a decisão de que iríamos inovar e, para fazer isso, contratamos só gente que não vinha desse business”, contou Bernardo Ouro Preto, fundador e CEO da companhia em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo . As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como v...

IPCA-15 sobe 0,78% em janeiro, maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, mas levemente abaixo do esperado

A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em janeiro, após registrar 1,06% em dezembro de 2020. Esse é o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo IBGE. A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro e de 4,33% na comparação anual. As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como viver de Bolsa operando apenas 1 hora por dia Como investir em ações: passo a passo para quem está começando A energia elétrica, que passou de uma alta de 4,08% em dezembro para 3,14% em janeiro, foi ...

Rich Dad Poor Dad Author Robert Kiyosaki Predicts Bitcoin Price Will Be $1.2 Million in 5 Years – Bitcoin News

Robert Kiyosaki, the best-selling author of “Rich Dad Poor Dad,” has predicted that the price of bitcoin will increase to $1.2 million within five years. Kiyosaki revealed that he bought bitcoin at $9,000, adding that he may buy the cryptocurrency again “today or tomorrow just because I’m more bullish on it.” Robert Kiyosaki has shared his prediction of how high he thinks bitcoin’s price would be. The Rich Dad Poor Dad author accurately predicted in December last year that the price of the cryptocurrency would reach $50,000 in 2021. Rich Dad Poor Dad is a 1997 book co-authored by Kiyosaki and Sharon Lechter. It has been on the New York Times Best Seller List for over six years. Over 32 million copies of the book have been sold in over 51 languages across more than 109 countries. Kiyosaki was asked in an interview with Kitco News last week if it is too late to buy bitcoin at the current price of between $50,000 and $60,000. Noting that “There is always the entry point,” the famous autho...