Pular para o conteúdo principal

Itaú, Latam e Coca-Cola: as empresas que mais pressionaram a taxa de vacância dos escritórios em SP em 2020

Extensão da pandemia leva taxa de vacância a 18,2% no setor de escritórios da capital paulista, segundo dados da SiiLA

SÃO PAULO – A extensão das medidas de isolamento social e a falta de perspectiva por uma normalização das atividades levaram muitas empresas a repensarem seus modelos de negócios e o ambiente de trabalho em 2020, com impacto direto sobre o mercado de locação de escritórios.

Itaú Unibanco, Latam, GetNet, Oracle e Coca-Cola estão entre as companhias que se renderam ao home office e devolveram espaços no último ano.

De acordo com dados da consultoria SiiLA, o saldo entre novas locações e devoluções de escritórios, considerando imóveis “A+”, “A” (alto padrão) e “B” de São Paulo, ficou negativo em 70,3 mil metros quadrados no quarto trimestre de 2020.

No acumulado do ano, a absorção líquida (entradas menos devoluções) também ficou no vermelho, em 119 mil metros quadrados.

Este foi o primeiro resultado anual negativo para o setor pelo menos desde 2016, quando a SiiLA iniciou o levantamento. Em 2019, as novas locações haviam superado as devoluções em 259,9 mil metros quadrados.

A taxa de vacância no segmento ficou em 18,2% no último ano, acima da registrada em 2019, de 14,6%, mas abaixo dos 18,51% de 2018. E, na avaliação de Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil, esse comportamento deve se manter nos próximos trimestres.

“Esse tempo todo de pandemia acabou permitindo que as empresas pudessem entender melhor como seria possível reduzir custos. Para algumas, a escolha nesse momento foi pela devolução de espaços alugados”, afirmou Nicastro, em nota à imprensa.

Além da adoção do trabalho remoto, a consultoria destaca a redução de área de escritório para cortar custos, como o fechamento de empresas devido à crise provocada pela pandemia.

No quarto trimestre, a saída mais expressiva no mercado foi a da Latam, que entregou as chaves dos últimos 5,6 mil m² que ainda locava no Espaço Empresarial Nações Unidas, na região do Itaim Bibi, na capital paulista.

A Oracle, por sua vez, devolveu 4,2 mil m² no edifício Morumbi Corporate, na zona sul da cidade.

As demais devoluções do trimestre foram todas abaixo de 4 mil m², segundo a SiiLA, em especial de empresas que ocupavam entre quatro e cinco andares e optaram por reduzir o espaço, devolvendo parte deles.

O Itaú Unibanco devolveu 3,8 mil m² no Faria Lima Financial Center, no Itaim, a GetNet saiu de 2,7 mil m² do mais novo edifício na Faria Lima, o Birmann 12, e a Prodam (empresa estadual de processamento de dados), do Centro Empresarial Água Branca (3,6 mil m²), no último trimestre de 2020.

Já a Coca-Cola deixou 3,5 mil m² no GT Plaza, na região de Santo Amaro, e, até segunda ordem, só manterá um andar no EZ Towers, na Chácara Santo Antônio, além de escritórios dentro de suas áreas industriais, afirma a SiiLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

St Marche: a história da improvável rede de supermercados que fatura R$ 800 milhões

A história de Bernardo Ouro Preto e Victor Leal, que também trouxeram o Eataly para o Brasil, é tema do episódio do podcast Do Zero ao Topo SÃO PAULO – Sem qualquer experiência no varejo, dois executivos resolveram criar uma rede de supermercados voltada para a classe A em 2002. A ideia foi desencorajada por todos os banqueiros e executivos com MBAs de universidades Ivy League que a dupla conhecia. Mas Bernardo Ouro Preto e Victor Leal resolveram seguir em frente. Contrariando probabilidades, o St Marché é hoje uma rede com 20 lojas e que faturou cerca de R$ 800 milhões em 2020. “As ideias inovadoras que a gente teve na época foram rebatidas pelas pessoas que conhecem o business. Aí a gente tomou a decisão de que iríamos inovar e, para fazer isso, contratamos só gente que não vinha desse business”, contou Bernardo Ouro Preto, fundador e CEO da companhia em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo . As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como v...

IPCA-15 sobe 0,78% em janeiro, maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, mas levemente abaixo do esperado

A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em janeiro, após registrar 1,06% em dezembro de 2020. Esse é o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo IBGE. A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro e de 4,33% na comparação anual. As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como viver de Bolsa operando apenas 1 hora por dia Como investir em ações: passo a passo para quem está começando A energia elétrica, que passou de uma alta de 4,08% em dezembro para 3,14% em janeiro, foi ...

Crypto Exchange Giant Coinbase to Sell Shares Privately Ahead of Public Offering – Bitcoin News

According to a recent report, the San Francisco-based cryptocurrency exchange Coinbase is purportedly planning to sell stock on Nasdaq’s private market ahead of the initial public offering (IPO). Coinbase reportedly notified shareholders that they will receive information pertaining to the private sale this week. Coinbase is the biggest digital currency exchange in the United States and one of the largest trading platforms worldwide. At the time of publication, between BTC and ETH deposits, Coinbase holds over $40 billion in digital assets under management (AUM) according to Bituniverse exchange balance ranks. As far as other digital assets under management the San Francisco exchange recently noted it holds $90 billion AUM in cryptocurrencies. In mid-December, Coinbase announced the confidential filing of an S-1 initial public offering with the U.S. Securities and Exchange Commission. On Friday, the financial columnist from The Block, Frank Chaparro, reported that Coinbase will s...