Pular para o conteúdo principal

Com falta de doses, vacinação para idosos acima de 75 anos em São Paulo deve começar apenas no fim de março

Início da imunização do grupo está condicionado ao recebimento de novas doses. Cidade dispõe de 203 mil doses da CoronaVac

SÃO PAULO – Anteriormente prometida para começar no dia 8 de fevereiro, a vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos no estado de São Paulo pode ser iniciada apenas em março. Ainda sem data exata, o início da imunização do grupo está condicionado ao recebimento de novas doses, segundo informações de Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.

“Se nós recebermos o total de vacinas para completar essa primeira etapa de vacinação dos profissionais de saúde, nós acreditamos que no município nós poderíamos ter o início em março para fazer a vacinação dos idosos acima de 75 anos”, informou Aparecido em entrevista à TV Globo.

De acordo com o secretário, uma estimativa da prefeitura é de que a vacinação nesse primeiro grupo de idosos, de maior risco, ocorra a partir do dia 23 de março. “A partir daí, a gente inicia a vacinação dos idosos nas nossas unidades de saúde e nos postos espalhados pela cidade. Mas a gente ainda depende [da chegada] das vacinas”, disse o secretário.

Aparecido ainda recomendou aos idosos da capital que não se desloquem aos postos de saúde para receber o imunizante. “Ainda não chegou esse momento da vacinação”, reforçou.

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, reforçou a avaliação do secretário em nota divulgada pela pasta na última segunda-feira (18). A população não deve procurar postos de saúde, para evitar aglomerações e filas desnecessárias.

“Conforme os laboratórios disponibilizem mais doses das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde, outras populações que integram os grupos prioritários serão chamadas, por campanha publicitária, a comparecerem às salas de vacinação”, informou Pazuello.

Na capital paulista, a campanha municipal de vacinação contra a doença começou oficialmente na última segunda-feira (18). Na primeira fase, o governo imunizará profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia, idosos que moram em asilos na capital e indígenas.

Ainda segundo informações do secretário, a capital tem 500 mil profissionais de saúde, mas irá vacinar apenas cerca de 180 mil. Isso porque só recebeu 203 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e a única disponível atualmente para a campanha de vacinação no Brasil. A previsão da prefeitura é a de que outras 203 mil de doses vão chegar em 15 dias, para a segunda aplicação dos profissionais que já tiverem sido vacinados.

A situação não é muito diferente no estado de São Paulo, que dispõe ao todo de 1.357.040 doses da CoronaVac para aplicação imediata. O quantitativo de profissionais de saúde em todo o estado de São Paulo é de cerca de de 1,5 milhão, segundo informações do Ministério da Saúde. Considerando o regime de aplicação de duas doses, o estado precisaria de cerca de 3 milhões de doses para finalizar a vacinação apenas nos profissionais da saúde. O déficit de São Paulo, portanto, é de aproximadamente 1,75 milhão de doses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

St Marche: a história da improvável rede de supermercados que fatura R$ 800 milhões

A história de Bernardo Ouro Preto e Victor Leal, que também trouxeram o Eataly para o Brasil, é tema do episódio do podcast Do Zero ao Topo SÃO PAULO – Sem qualquer experiência no varejo, dois executivos resolveram criar uma rede de supermercados voltada para a classe A em 2002. A ideia foi desencorajada por todos os banqueiros e executivos com MBAs de universidades Ivy League que a dupla conhecia. Mas Bernardo Ouro Preto e Victor Leal resolveram seguir em frente. Contrariando probabilidades, o St Marché é hoje uma rede com 20 lojas e que faturou cerca de R$ 800 milhões em 2020. “As ideias inovadoras que a gente teve na época foram rebatidas pelas pessoas que conhecem o business. Aí a gente tomou a decisão de que iríamos inovar e, para fazer isso, contratamos só gente que não vinha desse business”, contou Bernardo Ouro Preto, fundador e CEO da companhia em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo . As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como v...

IPCA-15 sobe 0,78% em janeiro, maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, mas levemente abaixo do esperado

A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em janeiro, após registrar 1,06% em dezembro de 2020. Esse é o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo IBGE. A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro e de 4,33% na comparação anual. As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como viver de Bolsa operando apenas 1 hora por dia Como investir em ações: passo a passo para quem está começando A energia elétrica, que passou de uma alta de 4,08% em dezembro para 3,14% em janeiro, foi ...

Rich Dad Poor Dad Author Robert Kiyosaki Predicts Bitcoin Price Will Be $1.2 Million in 5 Years – Bitcoin News

Robert Kiyosaki, the best-selling author of “Rich Dad Poor Dad,” has predicted that the price of bitcoin will increase to $1.2 million within five years. Kiyosaki revealed that he bought bitcoin at $9,000, adding that he may buy the cryptocurrency again “today or tomorrow just because I’m more bullish on it.” Robert Kiyosaki has shared his prediction of how high he thinks bitcoin’s price would be. The Rich Dad Poor Dad author accurately predicted in December last year that the price of the cryptocurrency would reach $50,000 in 2021. Rich Dad Poor Dad is a 1997 book co-authored by Kiyosaki and Sharon Lechter. It has been on the New York Times Best Seller List for over six years. Over 32 million copies of the book have been sold in over 51 languages across more than 109 countries. Kiyosaki was asked in an interview with Kitco News last week if it is too late to buy bitcoin at the current price of between $50,000 and $60,000. Noting that “There is always the entry point,” the famous autho...