Pular para o conteúdo principal

3 passos fundamentais para se tornar um trader de alta performance

Roberto Indech, estrategista-chefe da Clear, revela 3 passos para se tornar um operador consistente e gerar uma renda extra com a atividade

SÃO PAULO – Investir no mercado financeiro em busca de ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado. Este é objetivo do crescente número de pessoas que têm decidido encarar os riscos e mergulhar no universo do trading.

Para se ter ideia, o Linkedin listou day trader em seu relatório de 15 Profissões Emergentes em 2020. Em cinco anos, a procura por esses especialistas na rede social profissional cresceu a uma taxa de 69% ao ano.

Se você tem interesse em se tornar um especialista em trading, assista de graça à série Full Trader. Em 3 episódios, você vai entender como se capacitar para se tornar um operador com ganhos consistentes. Clique aqui para se inscrever.

Contudo, segundo Roberto Indech, estrategista-chefe da Clear Corretora, boa parte desses investidores opta por não buscar por conhecimento sobre o assunto e já se arriscar direto no mercado, o que aumenta consideravelmente o número de perdas desses operadores e também eleva a quantidade de críticas à prática.

“É aí que muitos dos operadores se frustram. Alguns até começam ganhando na sorte, mas, quando o mercado testa esse operador, falta conhecimento e ele acaba perdendo uma, duas, três, várias vezes”, afirma.

Mas será que existe um passo a passo que pode facilitar a vida de quem está começando e ajudar esses operadores iniciantes a construírem uma rotina de operações consistentes?

Confira uma lista com 3 passos essenciais para se tornar um trader consistente saindo do zero, segundo Indech:

Segundo Indech, o ideal é que você consiga identificar o seu perfil de operador, antes mesmo de entrar no mercado. Para ele, esse passo está entre os mais importantes, pois é aqui que você começa a desenhar e planejar seus próximos passos no mercado financeiro.

“O investidor precisa entender quais são seus objetivos no mercado, quanto tempo por dia ele está determinado a investir com isso e também qual é o nível de risco que ele está disposto a tomar nessa jornada”, explica.

“Quando tiver todas essas informações nas mãos, busque também conhecer mais sobre os tipos de trading e suas respectivas rotinas. Assim, você irá entender o que combina mais com o seu estilo de vida e pode começar a traçar um plano mais claro para entrar nesse mercado.”

Para conhecer um pouco mais sobre os estilos de trading e a rotina de um operador, clique aqui.

Para o estrategista, um dos erros dos operadores iniciantes é querer colocar no mercado todo o capital que eles têm de reserva. Segundo Indech, o trader deve separar uma quantia especifica para as operações, de forma que eventuais perdas não comprometam sua saúde financeira.

“Determine uma quantidade e se mantenha comprometido a não aplicar mais do que aquilo. Então, se você fez as contas e percebeu que operar 2 mil reais é o máximo que você pode sem afetar a sua vida financeira, use apenas esse valor e nada mais”, afirma.

Indech também ressalta que essa prática também ajudará o operador a avaliar os riscos que ele estará disposto a assumir quando estiver operando.

“Se você sabe o máximo que pode perder, você entenderá que não pode apostar tudo de uma só vez em um único ativo. Isso ajuda o trader a desenvolver uma habilidade que chamamos de consciência de risco, que é fundamental para quem deseja operar no mercado financeiro.”

Por fim, mas não menos importante, Indech afirma que é fundamental para o trader iniciante procurar por alguém com experiência como fonte de conhecimento.

“Muito do mercado é teoria, mas existe uma grande parcela do conhecimento que é prático. O ideal é você buscar pelo combo dois dois, seja por meio de um curso ou qualquer outra fonte que preferir”, diz.

Pensando em ajudar quem deseja se aprofundar no mundo do trading, o InfoMoney preparou uma série gratuita sobre o assunto. Em 3 episódios, Roberto Indech mostrará o passo a passo para quem deseja se juntar aos melhores traders do país. Para assistir de forma gratuita, basta clicar aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

St Marche: a história da improvável rede de supermercados que fatura R$ 800 milhões

A história de Bernardo Ouro Preto e Victor Leal, que também trouxeram o Eataly para o Brasil, é tema do episódio do podcast Do Zero ao Topo SÃO PAULO – Sem qualquer experiência no varejo, dois executivos resolveram criar uma rede de supermercados voltada para a classe A em 2002. A ideia foi desencorajada por todos os banqueiros e executivos com MBAs de universidades Ivy League que a dupla conhecia. Mas Bernardo Ouro Preto e Victor Leal resolveram seguir em frente. Contrariando probabilidades, o St Marché é hoje uma rede com 20 lojas e que faturou cerca de R$ 800 milhões em 2020. “As ideias inovadoras que a gente teve na época foram rebatidas pelas pessoas que conhecem o business. Aí a gente tomou a decisão de que iríamos inovar e, para fazer isso, contratamos só gente que não vinha desse business”, contou Bernardo Ouro Preto, fundador e CEO da companhia em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo . As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como v...

IPCA-15 sobe 0,78% em janeiro, maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, mas levemente abaixo do esperado

A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em janeiro, após registrar 1,06% em dezembro de 2020. Esse é o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo IBGE. A expectativa do mercado, segundo estimativa média da Refinitiv, era de alta de 0,81% na comparação com dezembro e de 4,33% na comparação anual. As 10 melhores corretoras para investir em ações, segundo a Proteste Curso gratuito: como viver de Bolsa operando apenas 1 hora por dia Como investir em ações: passo a passo para quem está começando A energia elétrica, que passou de uma alta de 4,08% em dezembro para 3,14% em janeiro, foi ...

Rich Dad Poor Dad Author Robert Kiyosaki Predicts Bitcoin Price Will Be $1.2 Million in 5 Years – Bitcoin News

Robert Kiyosaki, the best-selling author of “Rich Dad Poor Dad,” has predicted that the price of bitcoin will increase to $1.2 million within five years. Kiyosaki revealed that he bought bitcoin at $9,000, adding that he may buy the cryptocurrency again “today or tomorrow just because I’m more bullish on it.” Robert Kiyosaki has shared his prediction of how high he thinks bitcoin’s price would be. The Rich Dad Poor Dad author accurately predicted in December last year that the price of the cryptocurrency would reach $50,000 in 2021. Rich Dad Poor Dad is a 1997 book co-authored by Kiyosaki and Sharon Lechter. It has been on the New York Times Best Seller List for over six years. Over 32 million copies of the book have been sold in over 51 languages across more than 109 countries. Kiyosaki was asked in an interview with Kitco News last week if it is too late to buy bitcoin at the current price of between $50,000 and $60,000. Noting that “There is always the entry point,” the famous autho...